quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Aula 11: Fiquei reprovado! e agora?

Nesta aula o professor Ivan, solicitou que fizéssemos uma entrevista com crianças que já foram reprovadas. Nosso grupo achou interessante entrevistar crianças com realidades distintas, sendo assim uma da escola particular e outra de escola pública.

As perguntas feitas para cada criança foram as mesmas:

  1.  Quantas vezes você já foi reprovado?
  2. Por motivo você acha que isso aconteceu?
  3. Como seus pais reagiram?
  4. Depois do ocorrido como seus pais passaram a agir?
  5. Como você se sentiu?


1º criança: de uma escola particular de Duque de Caxias:

  1. Uma vez.
  2. Acho que, por causa da bagunça e também por não conseguir entender matemática.
  3. Meus pais ficaram decepcionados.
  4. Meus pais me incentivaram a estudar mais e começaram a exigir muito de mim, disseram que iam me colocar em um colégio público caso eu não passasse da próxima vez.
  5. Fiquei triste e com raiva da professora.

2º criança: de uma escola pública de Duque de Caxias;

  1. Essa foi a primeira vez.
  2. Porque sou irresponsável
  3. Meus pais ficaram tristes comigo.
     5.Me senti muito mal.





Um comentário:

  1. É possível notar na fala do aluno, um discurso muitas vezes imposto pelo "sistema", de que a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso escolar é exclusivamente do dele. Os alunos e professores passam a ser culpabilizados pelo fato das metas estipuladas não terem sido alcançadas. Falar de reprovação como se ela fosse "culpa" de alguém, é tornar nulo todo um processo que culminou na retenção do aluno, não levando em consideração vários fatores internos e externos que foram deixados de lado durante o período em que o aluno esteve na escola. Deixar que o aluno pense que ele é o único responsável pelo fracasso escolar,é como se um fantasma assombrasse nossas escolas. Acredito que seja ainda mais assustador que as histórias contadas as crianças do século passado, sobre bruxas e monstros que puniam crianças desobedientes. Essa culpabilização de alunos e professores é o fantasma nos corredores escolares do século XXI.

    ResponderExcluir