sábado, 31 de janeiro de 2015

Atividade final.....

Neste post farei um breve resumo e  reflexão com base no texto http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n128/v36n128a04.pdf, de Elizabeth Macedo. Ele nos mostra que é preciso pensar em uma educação que atenda a todos, visto que, vivemos em um mundo de diversidades.

 A política de cotas raciais no Brasil é uma medida que procura atenuar essas diferenças, já que a população negra foi (e ainda é) inferiorizada em nossa sociedade. O texto nos traz a ideia de nação como algo que passou por cima das diferenças culturais, pois constantemente nos referimos a nações negras e nações indígenas, dando-nos um sentido de unidade, não sendo respeitada as diversidades culturais existentes nelas.

Elizabeth faz uma crítica as propostas conservadoras, já que por meio dos projetos educacionais, visam a igualdade, não respeitando as diferenças das minorias. E alegando que estes tem um rendimento inferior não só na escola, como na vida social. Este caso pode ser observado em nossa própria Universidade, pois já pude ouvir vários colegas alegando que os cotistas diminuem o rendimento da Universidade, e que, portanto deveriam estar fora dela. É de espantar-se que pessoas que frequentam ambientes intelectuais ainda tenham uma opinião tão pautada no preconceito.



A escola precisa estar aberta a atender as necessidades de cada aluno, através dos professores, do currículo, ensinando-lhes a aceitar o outro, com suas especificidades e diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário